Pular para o conteúdo principal

Sobre o Blog

Saudações! 

Blog para compartilhar informações a respeito de Metodologias Ativas na Educação Básica, ideias para dinamicizar o aprendizado em sala de aula.

Neste espaço, buscamos sistematizar conteúdos relevantes para professores que assim como nós visam contribuir com uma educação de qualidade no ensino público. Compartilhamos além de leituras, vídeos, sequências didáticas interdisciplinares, artigos científicos, resenhas e resumos sobre o tema. Estamos muito felizes em poder interagir com outros profissionais da área da Educação Básica. 


Até o próximo post!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática: Desvendando implícitos em textos variados

Esta sequência didática pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar com as disciplinas de História e Língua Portuguesa. Público-alvo: Turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Duração: 2 aulas de 50 minutos. Objetivo Geral: Desenvolver a habilidade de identificar e interpretar informações implícitas em diferentes tipos de textos, aprimorando a compreensão leitora e a capacidade de análise crítica. Objetivos Específicos: Conceituar e exemplificar o que são informações implícitas em um texto. Desenvolver estratégias para identificar informações implícitas em diferentes tipos de textos. Relacionar a importância da leitura de implícitos com o desempenho em avaliações. Conteúdo: Informações explícitas e implícitas em textos. Estratégias de leitura para identificar informações implícitas. Análise de diferentes tipos de textos (literários, jornalísticos, publicitários). Metodologia: 1ª Aula: Estratégia de leitura Introdução (10 minutos): Apresentar o conceito de informações explícitas e impl...

Metodologia Ativa: sala de aula invertida

O que chamamos sala de aula invertida é uma metodologia  ativa que muda a relação com a relação dos tempos da aula formal. O estudante comparece à aula com os conteúdos já investigados, fazendo com que a parte principal dela não seja ocupada em assistir às explicações do professor, mas sim em assumir o seu protagonismo. Acompanhe o passo a passo desse material a seguir produzido pela Editora Moderna.   1)ROTEIRO DE INVESTIGAÇÃO O professor organiza um roteiro de investigação, no qual se faz uma curadoria de material de estudo. 1.1  Roteiro de estudo É importante que a elaboração desse roteiro seja minuciosa e de acordo com a autonomia dos estudantes. Ela deve, gradativamente, buscar que o estudante se desenvolva como investigador e siga uma metodologia científica que, aos poucos, será introduzida no cotidiano da sala de aula. Cabe ao professor organizar essa investigação levantado informações essenciais: o que é preciso buscar; em quais fontes; como encontrar fonte...

Sociologia e Língua Portuguesa: Resenha do documentário: O SUS no Brasil

O documentário faz parte do projeto Memória Sergio Arouca, e foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO com apoio da Unesco, do Ministério da Saúde e da Fiocruz. O vídeo tem caráter educativo e c ontextualiza a história e a trajetória da saúde pública desde o séc. XX até 2006, destacando a luta política e a dinâmica social da época bem como o avanço do progresso e da ciência, da Engenharia e Medicina. Naquela época, muitas epidemias chegaram pelos navios nas principais cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. As cidades que se desenvolviam passavam a ser o grande problema social e de condição de vida da população que vinha de várias partes da Europa, também a população do interior do Brasil, ou seja, tem-se a questão da migração.           Conforme o texto, “Política de Saúde no Brasil”, da professora Maria Inês Souza Bravo, a saúde nos séculos XVIII e XIX, era baseada na filantropia, em uma prática lib...