Pular para o conteúdo principal

Sequência Didática: Desvendando implícitos em textos variados

Esta sequência didática pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar com as disciplinas de História e Língua Portuguesa.

Público-alvo:

Turma de 8º ano do Ensino Fundamental.

Duração:

2 aulas de 50 minutos.

Objetivo Geral:

Desenvolver a habilidade de identificar e interpretar informações implícitas em diferentes tipos de textos, aprimorando a compreensão leitora e a capacidade de análise crítica.

Objetivos Específicos:

  • Conceituar e exemplificar o que são informações implícitas em um texto.

  • Desenvolver estratégias para identificar informações implícitas em diferentes tipos de textos.

  • Relacionar a importância da leitura de implícitos com o desempenho em avaliações.


  • Conteúdo:

  • Informações explícitas e implícitas em textos.

  • Estratégias de leitura para identificar informações implícitas.

  • Análise de diferentes tipos de textos (literários, jornalísticos, publicitários).

Metodologia:

1ª Aula: Estratégia de leitura

  • Introdução (10 minutos):

  • Apresentar o conceito de informações explícitas e implícitas de forma clara e objetiva, utilizando exemplos do cotidiano.

  • Realizar uma breve atividade de aquecimento, solicitando aos alunos que identifiquem informações explícitas em um texto curto.

  • Desvendando os Implícitos (25 minutos):

  • Apresentar, por meio de slides, diferentes estratégias para identificar informações implícitas em textos, como:

  • Inferência: o ato de chegar a uma conclusão com base em evidências.

  • Subentendidos: ideias que não são explicitadas, mas podem ser deduzidas do contexto.

  • Ironia: uso de palavras com sentido oposto ao literal para expressar uma ideia.

  • Metáforas e outras figuras de linguagem.

  • Aplicar as estratégias em exemplos práticos, utilizando trechos de textos diversos (literários, jornalísticos, publicitários).

2ª Aula: A Leitura Crítica e as Avaliações

  • Análise de Provas (20 minutos):

  • Apresentar trechos de provas anteriores, com foco em questões que exigem a interpretação de informações implícitas.

  • Analisar as questões em conjunto com os alunos, identificando as informações explícitas e implícitas presentes nos textos e nas perguntas.

  • Discutir as possíveis dificuldades encontradas pelos alunos ao responder a essas questões.

  • Estratégias para a Prova (20 minutos):

  • Elaborar, em conjunto com os alunos, um roteiro de estudo para a próxima prova, com foco na leitura atenta e na identificação de informações implícitas.

  • Propor atividades práticas para treinar a leitura crítica, como a resolução de exercícios de interpretação de textos e a criação de perguntas sobre diferentes tipos de textos.

  • Destacar a importância da leitura atenta e da reflexão sobre o conteúdo para um bom desempenho nas avaliações.

  • Fechamento (10 minutos):

  • Reforçar a importância da leitura crítica para a vida e para a aprendizagem.

  • Incentivar os alunos a aplicarem as estratégias aprendidas em outras disciplinas e no dia a dia.

Recursos:

  • Livros didáticos;

  • Slides com exemplos de textos e atividades;

  • Provas de exames externos;

  • Cartolina.

Avaliação:

A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, a qualidade das respostas às perguntas e a capacidade de aplicar as estratégias aprendidas em diferentes contextos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Ativa: sala de aula invertida

O que chamamos sala de aula invertida é uma metodologia  ativa que muda a relação com a relação dos tempos da aula formal. O estudante comparece à aula com os conteúdos já investigados, fazendo com que a parte principal dela não seja ocupada em assistir às explicações do professor, mas sim em assumir o seu protagonismo. Acompanhe o passo a passo desse material a seguir produzido pela Editora Moderna.   1)ROTEIRO DE INVESTIGAÇÃO O professor organiza um roteiro de investigação, no qual se faz uma curadoria de material de estudo. 1.1  Roteiro de estudo É importante que a elaboração desse roteiro seja minuciosa e de acordo com a autonomia dos estudantes. Ela deve, gradativamente, buscar que o estudante se desenvolva como investigador e siga uma metodologia científica que, aos poucos, será introduzida no cotidiano da sala de aula. Cabe ao professor organizar essa investigação levantado informações essenciais: o que é preciso buscar; em quais fontes; como encontrar fonte...

Sociologia e Língua Portuguesa: Resenha do documentário: O SUS no Brasil

O documentário faz parte do projeto Memória Sergio Arouca, e foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO com apoio da Unesco, do Ministério da Saúde e da Fiocruz. O vídeo tem caráter educativo e c ontextualiza a história e a trajetória da saúde pública desde o séc. XX até 2006, destacando a luta política e a dinâmica social da época bem como o avanço do progresso e da ciência, da Engenharia e Medicina. Naquela época, muitas epidemias chegaram pelos navios nas principais cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. As cidades que se desenvolviam passavam a ser o grande problema social e de condição de vida da população que vinha de várias partes da Europa, também a população do interior do Brasil, ou seja, tem-se a questão da migração.           Conforme o texto, “Política de Saúde no Brasil”, da professora Maria Inês Souza Bravo, a saúde nos séculos XVIII e XIX, era baseada na filantropia, em uma prática lib...