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Metodologia Ativa: sala de aula invertida

O que chamamos sala de aula invertida é uma metodologia  ativa que muda a relação com a relação dos tempos da aula formal. O estudante comparece à aula com os conteúdos já investigados, fazendo com que a parte principal dela não seja ocupada em assistir às explicações do professor, mas sim em assumir o seu protagonismo. Acompanhe o passo a passo desse material a seguir produzido pela Editora Moderna.  


1)ROTEIRO DE INVESTIGAÇÃO

O professor organiza um roteiro de investigação, no qual se faz uma curadoria de material de estudo.


1.1  Roteiro de estudo

É importante que a elaboração desse roteiro seja minuciosa e de acordo com a autonomia dos estudantes. Ela deve, gradativamente, buscar que o estudante se desenvolva como investigador e siga uma metodologia científica que, aos poucos, será introduzida no cotidiano da sala de aula. Cabe ao professor organizar essa investigação levantado informações essenciais: o que é preciso buscar; em quais fontes; como encontrar fontes confiáveis; como se dispersar entre tantas possibilidades. 

A curadoria de material e ou roteiro de investigação devem comportar diferentes mídias como vídeos, infográficos, textos escritos, podcasts etc. e promover breves atividades que possibilitem as sínteses de aprendizagem a fim de que os estudantes possam articular os conhecimentos nas diferentes fontes. 

1.2 Atenção às fontes de pesquisa

A tendência imediata de alguns estudantes, num trabalho como esse, é recorrer a um site de buscar e fazer escolhas sem preocupação com a veracidade  das informações. Assim, cabe sempre indicar fontes de pesquisa selecionadas, incluindo  o livro didático.  

2) DEBATE

Sob a orientação do professor, os conteúdos são debatidos, sanam-se dúvidas e firma-se o conhecimento construído. O desafio para o professor, após a etapa de investigação dos estudantes, é resgatar, nas propostas de atividades, os elementos centrais do material investigados. As questões devem levar os estudantes a comparar as fontes em busca de informações errôneas, distorcidas ou incompletas. Para que isso funcione, é bom ter em mente que ensinar o estudante a investigar conteúdos, selecionar e organiza-los faz parte da formação. 

3) MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS 

Propor atividades em que sejam utilizados os mesmos conhecimentos, mas em outras situações, permitirá aos estudantes completar sua aprendizagem. 


Referência: Landeira, Jose Luis. Sala de aula invertida. In: Landeira, Jose Luis. Práticas na escola formação continuada: língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: Moderna,2021. p.78-79. 

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